Ao centro os deputados Ronaldo Nogueira e, Silas Câmara. A direita, os pastores João Oliveira, Elizandro Sabino e à esquerda, Geraldino Silva. Os gaúchos comandaram nesta terça-feira, a tribuna da Câmara dos Deputados (Crédito: Edgar Lisboa)
A Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul completou seu centenário, em 19 de outubro de 2024. Os 100 anos de fé, tradição e história foram comemorados com uma Sessão Especial na Câmara dos Deputados, em Brasília. O plenário do Parlamento ficou lotado com a presença de pastores e convidados. A sessão foi requisitada pelo pastor e deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos/RS). As principais lideranças da Assembleia de Deus destacaram da tribuna, a missão de evangelização que começou a 100 anos.
Culto no Parlamento
A sessão foi aberta pelo deputado e pastor Silas Câmara (Republicanos/RJ), líder da bancada evangélica na Câmara dos Deputados, que destacou o significado de “um culto de adoração a Deus, no plenário da Câmara, dentro do Congresso Nacional do Brasil”.
Maior projeto social
O parlamentar pastor afirmou que, “o maior projeto social que o planeta conhece, que a humanidade conhece, é a salvação de Jesus Cristo. “Afinal de contas, o bolsa família que paga em torno de R$700 por pessoa que precisa para poder enfrentar a vulnerabilidade social e alimentar, acaba com o dinheiro do governo, em algum momento também cessa. Mas a salvação em Jesus Cristo, ela não cessa e ela transforma o velho homem, a velha mulher, em um novo homem, numa nova mulher, dando para ele a dignidade, inclusive de, com a graça de Deus, mudar, transformar completamente o seu estado de vida e mais do que isso, fazer com que aquilo que o transformou seja difundido em torno da sua casa, em torno da sua rua, da sua comunidade, do seu município”.
Trabalho além da evangelização
O deputado Ronaldo Nogueira afirmou que a Assembleia de Deus, em Porto Alegre, iniciou em 1924 e hoje está presente em todos os municípios gaúchos, com mais de 400 mil membros. O congressista acentuou que “o trabalho da igreja é um trabalho, que vai além da sua missão de evangelização, mas um trabalho voltado na área social”. Disse que o reconhecimento da Câmara dos Deputados é algo importantíssimo, marcante na vida das Assembleias de Deus”.
Trabalho social
O pastor Joao Oliveira de Souza, presidente da Assembleia de Deus, em Porto Alegre, destacou “ o trabalho forte feito pelas igrejas, na área social. Deu como exemplo, as enchentes do Rio Grande do Sul, com igrejas transformadas em albergues para recolher famílias, não só crentes, não só da igreja, mas pessoas que estavam passando por essa situação, que também foram abrigadas”.
Roupas e alimentos
O pastor afirmou que “ali eles tiveram refeições, três refeições diárias, receberam roupas, porque a maioria perdeu todas as roupas que tinham, e cada um deles, quando encerrou a enchente, levou para sua casa alimento também para 60 dias, que é um tempo que a gente presumiu que seria tempo necessário para eles reencontrarem o trabalho”.
Reconstrução de casas
“Nós ajudamos com a limpeza de casas, reconstrução de casas, porque muitas casas foram danificadas totalmente então nós tivemos que entrar com limpeza de terreno, enfim, fazer uma nova edificação para que as famílias fossem abrigadas”, contou o pastor Joao Oliveira de Souza. Em Porto Alegre são 278 igrejas.
Jovem preparada para os desafios
O pastor Geraldino Silva, presidente da Convenção do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da igreja em Guaíba afirmou que, “ com 100 anos, a Assembleia de Deus, ela é uma jovem que está preparada para os desafios que ainda estamos pensando”. Exaltou a importância dos eventos regionais. Citou, entre eles: Bagé, São Luiz Gonzaga, Caxias do Sul e Porto Alegre. Os eventos culminaram com a festa Assembleiana, no dia 20 e 21 de setembro, na FENAC, em Novo Hamburgo, aonde nós tivemos uma presença, em torno de 40 mil pessoas. “Hoje, é uma coroa que nós estamos recebendo por parte do Congresso Nacional”.
5 mil igrejas no Estado
O pastor celebra com entusiasmo que hoje funcionam 5 mil igrejas no Rio Grande do Sul. “ Eu não falo de templos ostentosos. Nós estamos falando de igrejas, de congregações, tem pequenas, grandes, médias. Mas temos esse número de irmãos congregando nessas igrejas”, acentuou;
Assembleia Gaúcha
O deputado estadual, Elizandro Sabino (PTB),, disse que “ a primeira sessão deste ano, na Assembleia Legislativa gaúcha foi em homenagem ao centenário da Assembleia de Deus. O parlamentar destacou abertura de uma exposição de fotos na Assembleia Legislativa e agora ela está sendo sediada na Câmara Municipal de Porto Alegre”.
Merecida homenagem
Elizandro Sabino, que é pastor e filho de pastor, entende que “esta homenagem hoje aqui, proposta pelo deputado federal, Ronaldo Nogueira, ela é o reconhecimento a uma instituição centenária no Rio Grande do Sul, que efetivamente merece ser honrada”. Por isso, o deputado, chegou da índia onde estava em missão com o governo daquele país e foi direto para Brasília, para participar da homenagem ao centenário da Assembleia de Deus, no Rio Grande do Sul.
Presentes também na Sessão Especial, na Câmara dos Deputados, os pastores Antonio Carlos, Elias Castilho, David Mattos, Jorge Alves, Jônatas Souza, Douglas Baptista, Roque Serpa, Giovani Neres e Fernando Mesquita.
A Coluna Repórter Brasília é publicada simultaneamente no Jornal do Comercio, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul.
Edgar Lisboa