Venezuela, mesmo suspensa do MERCOSUL, diz que participará de reunião em Buenos Aires | https://reporterbrasilia.com.br/

Inicial / Notícias / Venezuela, mesmo suspensa do MERCOSUL, diz que participará de reunião em Buenos Aires

Venezuela, mesmo suspensa do MERCOSUL, diz que participará de reunião em Buenos Aires

Print Friendly, PDF & Email

A Venezuela anunciou que vai participar nesta quarta-feira (14) da reunião de ministros de Relações Exteriores do MERCOSUL, que acontecerá em Buenos Aires, mesmo o país tendo sido suspenso do bloco regional há duas semanas.

A Chanceler da Venezuela, Delcy Rodriguez, informou via Twitter que iria representar o seu país no encontro. Delcy disse que ninguém pode impedir a Venezuela de “exercer seu direito soberano”.

Enquanto isso, o governo paraguaio avisou que Delcy Rodriguez não foi convidada e que, ao ter sido suspensa do MERCOSUL a Venezuela perdeu o direito de participar das reuniões do bloco.

A suspensão da Venezuela foi anunciada no início do mês pelos outros quatro membros do bloco: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O motivo da suspensão venezuelana foi o descumprimento do protocolo de adesão ao bloco, pois a Venezuela, assim como os demais países do bloco, tinha quatro anos para incorporar centenas de normas de integração, no entanto, esta não conseguiu.

O País chegou a anunciar de última hora que tomaria as medidas necessárias para se adequar, mas o prazo venceu e o país foi suspenso pelos demais participantes. Ocorre que a Venezuela não aceita a suspensão.

A Chanceler Venezuelana, Delcy Rodriguez, chegou a acusar a Argentina, o Brasil e o Paraguai de formarem uma aliança de direita contra o seu país; e disse que vai a Buenos Aires defender os interesses venezuelanos.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, já partiu para Buenos Aires para participar do encontro.

Quanto à participação da Venezuela no evento, o jeito é esperar para ver o que vai acontecer, já que a participação se dá através de convite e esta não foi convidada, mas insiste em participar da reunião, segundo a chancelar, para se defender.

Agência Digital News/Blog Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.