Prefeitos Vereadores buscam recursos para obras em seus municípios

Guaporé tenta sensibilizar deputados para construção de mais uma escola

Vereadora Fernanda Debona Baldin (a dir.), Chefe de Gabinete do líder do PDT, Lino Furtado, e a Secretária Geral do Município de Guaporé, Alissía Breda Marocco.

Desde o retorno do recesso parlamentar dos deputados e senadores, o Congresso Nacional recebe dezenas de prefeitos vereadores, em busca de verbas para investimento em seus municípios. A vereadora Fernanda Debona Baldin, do PDT, de Guaporé, estava nesta quarta-feira, no gabinete do deputado Afonso Motta, na câmara dos Deputados. Ela disse que o município carece de uma escola, em tempo integral para atender alunos do ensino fundamental e, inclusive, já tem a região adequada, pelo Plano Diretor, o município está crescendo pelo lado Sul e lá existe a necessidade dessa escola.

A vereadora trabalhista, de primeiro mandato, afirmou que “nosso objetivo era iniciar a construção, agora, para o ano que vem, já começar a receber alunos”.

Fernanda Debona Baldin apontou que “nós buscávamos que a nossa escola fosse selecionada para receber os recursos do Governo Federal. Porém, a gente não foi contemplada. Por isso, mudamos de estratégia e começamos a conversar com os deputados para que nos ajudem através das emendas indicativas”.

A vereadora juntamente com a Secretária Geral de Governo do município de Guaporé, Alissia Breda Marocco, que a acompanha na busca destes recursos, celebraram a notícia de que o deputado Afonso Motta, líder do PDT, na Câmara, destinou R$ 200 mil para já aplicar na construção da escola. Inicialmente, explica a vereadora, “a necessidade de recursos é de 1 milhão e meio, e a proposta é começar com poucas salas, com os recursos que estão sendo garimpados nas verbas dos parlamentares e mais o investimento do município”, a vereadora acredita que as obras iniciem em breve.

A Secretária Geral do Governo municipal, Alíssia Breda Marocco, por determinação do prefeito Valdir Fabris, também do PDT, acompanha a representante do Legislativo municipal para reforçar esse pedido de construção da escola. A secretária disse que, “a demanda está muito grande em Guaporé, pois a questão das enchentes, em setembro do ano passado, fez com que um número inesperado de pessoas, migrassem para o município, incluindo crianças”.

A gente vê esta escola – acentua Alissia Breda Marocco – “como uma necessidade muito grande”. “Nós queremos ter alunos no início do ano que vem”. Ela acentuou que “estamos indo atrás das emendas dos deputados porque nós vamos começar com dinheiro próprio. Precisamos também de recursos dos Ministérios, enfim, onde puder nos ajudar, estaremos pedindo”.

Funcionam, hoje, em Guaporé, onze escolas municipais, três estaduais e uma escola técnica agrícola, para atender uma população de 26 mil Habitantes.

Repórter Brasília, Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *