Deputados querem ex-presidente da Petrobrás na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara | https://reporterbrasilia.com.br/

Inicial / Repórter Brasília / Deputados querem ex-presidente da Petrobrás na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara

Deputados querem ex-presidente da Petrobrás na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara

Print Friendly, PDF & Email

Antônio ImbassyDeputados da oposição querem chamar o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli para uma audiência pública. O atual secretário de Planejamento da Bahia deverá ser ouvido pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara a respeito do processo de compra, pela Petrobras, da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006. O requerimento, dos deputados Nelson Marchezan Jr. (PSDB-RS) e Antônio Imbassahy (PSDB-BA),foto, questiona os US$ 1,18 bilhão pagos pelas ações, valor considerado alto pelo negócio, acima do valor de mercado. “Os bilionários prejuízos acumulados em decorrência da má-gestão dos recursos públicos geram impacto na balança comercial brasileira, deixam os investidores atemorizados e causam reflexos nos preços dos produtos”, disse Marchezan. A compra está sendo questionada pelo Ministério Público Federal.

Sem garantias

As manifestações de médicos contra a contratação de profissionais estrangeiros para atuar no interior do País sem o teste de revalidação já repercutem entre a Frente Parlamentar da Saúde. “Sou favorável. Não tem que por médico, tem que dar estrutura aos que já trabalham aqui. O governo não dá estrutura e ainda traz médico de fora sem garantia nenhuma”, criticou o deputado Osmar Terra (PMDB-RS).

Partido indígena

Um grupo de índios quer entrar na política da forma tradicional: criando um partido e elegendo representantes. Por isso, criaram o Partido Nacional Indígena. Segundo o presidente, Ary Paliano, a sigla criada em fevereiro desse ano já tem 150 mil assinaturas e quer completar as 500 mil em setembro para  já se registrar no Tribunal Superior Eleitoral. “Queremos colocar os indígenas no Congresso Nacional pela porta da frente, garantir a nossa participação”, disse. De acordo com ele, o partido vai focar em derrubar a PEC 215, que subordina ao Congresso Nacional a demarcação de terras indígenas, e extinguir a Portaria 303 da Advocacia-Geral da União, que estende a todas as terras indígenas do País as condicionantes aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol.

Curtas

O deputado federal (PMDB-RS) e ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho será homenageado, nesta quarta-feira (10), em café da manhã, no Hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, pela Klein & Associados, empresa do ex-ministro da Agricultura, Odacir Klein que comemora 15 anos de atividades.

A aprovação da PEC que acaba com o voto secreto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado deixou o senador Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta, eufórico. “Vai ao encontro das vozes das ruas. Eu diria, cem por cento voto aberto, para todos os casos: cassação de mandatos, apreciação de vetos presidenciais, emendas e nomeações”, afirmou.

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) admite que a reforma política só deve valer em 1016. A presidenta Dilma Rousseff se irrita e defende mudanças para o próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.