O Ministério das Relações Exteriores condecorou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com a Ordem de Rio Branco. Ao receber a ordem, o COB entrou para a história do país, já que tornou-se a primeira instituição esportiva a receber tal prêmio. A escolha é uma homenagem a todos os envolvidos na candidatura vencedora que levará o Rio de Janeiro a sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

“Receber a Ordem de Rio Branco das mãos do presidente Lula é um orgulho muito grande para o COB e todo o Movimento Olímpico nacional. A homenagem é mais uma demonstração do comprometimento do presidente com o esporte e de sua parceria que resultou na maravilhosa conquista dos Jogos Olímpicos de 2016. O COB sente-se representante de todos aqueles que contribuíram de forma decisiva nesta histórica campanha”, declarou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Presidente João Goulart em 5 de fevereiro de 1963. A medalha é um reconhecimento do governo brasileiro a atitudes que estimulem a prática de ações e feitos honrosos, além de distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Anualmente, a comenda é entregue no dia 20 de abril, Dia do Diplomata e data de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.